quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Torta de frango com abóbora

A principio, quando alguém fala em "torta", parece complicado, mas na verdade é suuuuper simples e essa combinação casa perfeito: frango + abóbora!


Como eu tenho um bebê de um ano e meio que ama abóbora, é provavel que vocês ainda vejam muitas receitas com a dita cuja por aqui...
Mas, caso não goste de abóbora, dá pra substituir por batata, no caso, purê de batata! 

Enfim, vamos ao que interessa:


Para a camada de abóbora

  • 1kg de abóbora japonesa [creio que a moranga também dê]
  • 1 colher de sopa de margarina
  • 1/2 xícara de leite
  • Nóz moscada*
  • Curry*
  • Sal*
*á gosto


Cozinho bem as abóboras no vapor [só por um escorredor de macarrão dentro de uma panela com um pouco d'agua e tá feito!] até que elas fiquei desmanchando. Aqueço o leite com a margarina dentro por uns 30 segundos, no microondas. Despejo tudo em um recipiente propício pra isso e amasso as abóboras, misturando com o leite e a margarina. Misturo a noz moscada [uso cerca de 2 colheres de sopa], o curry [uma pitada] e o sal [pitadas também].
Cuidado pra não por muito leite, porque a abóbora solta água e há uma chance de ficar muito melequento. Então vá pondo o leite aos poucos! ;)

Essa é a consistência que deve ter o purê! 

Para o molho de frango

  • 1kg de peito de frango
  • 1 pacotinho de ervilhas
  • 1 cebola
  • 1 cabeça de alho
  • Molho de tomate
  • Shoyo
  • Margarina
  • Sal*
  • Curry/Louro/Salsa/Cominho*
  • Manjericão fresco*

*á gosto

Primeiro eu ponho o peito de frango com água e temperos variados na panela de pressão [sal, curry, louro, salsa, cominho]. Deixar pegar pressão e contar 20 ou 25 minutinhos.
Enquanto isso corte o alho e a cebola. Eu uso bastante alho [acho que já deu pra perceber que a minha comida é muito temperada, né? Se estiver com vontade, chego a usar uma cabeça de alho inteira... Mas creio que 4 ou 5 dentes são suficientes]. E rasgo as folhas do manjericão, com a mão mesmo.

Depois de tirar a pressão, reservo o frango e deixo esfriar, até conseguir desfia-lo com as mãos. Desfiar frango é uma barbada, basta esfregar entre as mãos e depois ir separando os pedaços. Mas se você for muito desajeitado ou preguiçoso, pode bater no liquidificador até começar a desmanchar [não faça guizado, por favor!!!].

Então ponha no fogo uma panela com uma ou duas colheres de margarina e espere derreter, acrescente o alho e espere dar uma douradinha. Em seguida acrescente a cebola e espere ficar transparente. A seguir acrescente o frango e misture bem. Coloque os temperos, principalmente os desidratados, como a salsa, curry e cominho [eu uso cerca de meia colherinha de chá de cada]. Deixe o frango fritar um pouquinho com os temperos. A seguir acrescente cerca de quatro colheres de sopa de molho de tomate e umas três de shoyo. Se estiver muito seco, ponha um fio de água e mexa bem, pra misturar tudo. Depois é só por as ervilhas e o manjericão picado, acertar o sal, misturar bem, tampar e deixar uns minutinhos em fogo baixo. Se estiver muito seco, adicione um pouquinho d'agua, mas sempre aos poucos, só o suficiente pra não grudar no fundo.

Vale lembrar que as medidas não são exatas, então se quiser por mais molho de tomate, shoyo ou o que quer que seja, fique a vontade... É você quem vai comer, então tem que ficar do jeito que VOCÊ gosta! 


Creme de ovos

  • 2 ovos
  • 1 caixinha de creme de leite
  • Salsa
  • Sal


Bata ligeiramente os ovos, até ficarem bem misturados [mas não precisa dar ponto ou deixar em neve, só misturar mesmo], em seguida misture cerca de 1/3 da caixa de creme de leite. Ponha um pouquinho de salsa, e uma pitada de sal.


Montando a torta

Ponha em um refratário uma camada de abóbora fina, o suficiente pra cobrir o fundo. Ponha o molho de frango no centro e cubra com mais purê de abóbora. Por cima de tudo ponha o creme de ovos e cubra com queijo, de preferência aquele queijo para pizza que compramos já raladinho no supermercado.

Eu ganhei uns raminhos de funcho do meu pai e decidi usar pra decorar. Não me arrependi. A mistura de funcho com queijo me deixou surpresa, vale a pena!

E pra quem é de Rio Grande, deixo a dica [juro que não estou ganhando nada pela propaganda!]: Na frente do abrigo, na praça Tamandaré, tem uma fruteira. Ali eu já compro as abóboras descascadas e picadas, bem como o manjericão fresco! 



Bom apetite!
E, caso testem, me digam o que acharam! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário