terça-feira, 6 de agosto de 2013

Bolinho de caneca no microondas

Bom, vou iniciar as postagens com uma das minhas receitas que fazem sucesso entre a família e as visitas.

Os tais bolinhos de caneca de microondas!

Para todas as receitas você vai precisar de um microondas [Dã!] e uma caneca estilo "mug".
Eu tenho várias, mas particularmente gosto muito de uma que ganhei de dia das mães, que é imensa (capacidade de 500ml) e ela é assim:

Óbvio que pode ser uma menor. Mas o legal dessa caneca é que eu evito ter que lavar o prato refratário depois! rsrs

Bem, pra qualquer tipo de bolinho, os ingredientes básicos são:

1 ovo pequeno
4 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de óleo
4 colheres de sopa de farinha de trigo
4 colheres de açúcar refinado comum
1 colherinha de chá de fermento químico em pó, mas beeeeem rasa. E quanto menor for sua caneca, mais rasa deverá ser a colher de fermento.

Primeiro se mistura bem o ovo com um garfo. Pode misturar na caneca mesmo. Depois coloque todos os ingredientes líquidos e misture. A seguir coloque todos os demais e bata levemente com o garfo, até estar homogêneo.
Daí são 3 minutinhos em potência máxima no microondas e feito! 

Então vamos as variações:

Chocolate
Eu costumo usar chocolate 75% cacau, daí só substituo uma de açúcar por uma de chocolate em pó.
Mas se for usar achocolatado, acho que 3 de achocolatado para uma ou uma e 1/2 de açúcar fica ok.

Laranja
Só substituo o leite por suco de laranja! Simples, né?

Banana
O meu preferido!
A primeira alteração que eu faço é usar uma colher de óleo a menos.
Eu uso duas bananas pequenas ou uma grandona. Reservo um pedaço da banana e amasso o restante grosseiramente, e adiciono a massa. Também adiciono canela na massa, conforme o gosto [o que pra mim, é muita canela! hahaha]. Depois que a massa está bem misturadinha, corto rodelas da banana que eu tinha reservado e cubro a "meleca", polvilho com açúcar e canela e ponho no microondas por 3 minutos e 25 seg. mais ou menos. Pode ser impressão minha, mas eu achei que só os três minutos deixavam a massa melequenta.

Outra alteração que eu faço, principalmente no de banana é usar duas de açúcar cristal e duas de açúcar mascavo.

Aliás, isso é uma coisa bacana: dá pra brincar bastante com a massa. Eu já adicionei frutas cristalizadas, passas, substitui a farinha por farinha de aveia e tudo [até agora] deu super certo! ;)


Mas vamos as caldas:

Calda de chocolate
2 colher de sopa de leite
2 colher de sopa de chocolate em pó
2 colheres de açúcar
1 colher de chá de margarina ou manteiga
[Se for achocolatado, ponho 3 de achocolatado e uma de açúcar]
misture tudo e leve ao microondas. Primeiro ponho 30 segundos. Depois vou pondo de 15 em 15, se não, transborda! Chega uma hora que a calda fica borbulhante, a partir daí, cuidado! Porque ela pega ponto... Então vá fazendo até ficar "grossinha" e lembre que quando esfriar, a calda dá uma endurecida!

Se quiser fazer calda de laranja, só troque o leite por laranja e o chocolate em pó por açúcar!

É isso!
;)


Bolinhos de caneca de chocolate! Nham!
[Sim, eu sou fã da pequena sereia!!!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário