domingo, 18 de agosto de 2013

Pudim de café

Aqui em casa pudim faz o maior sucesso e tem várias "caras". Tem o de banana, o de leite condensado... O de hoje é de café.
Uma beleza pra quem, assim como eu, curte a combinação café + doce!

Bem, além dos ingredientes básicos, é necessário uma panela grande para o banho-maria, liquidificador e uma forma com furo no meio, própria para pudim.

Calda/Caramelo
Como eu já disse anteriormente, raramente uso medidas. No geral, quando vou postar no blog, presto atenção nas quantias, maaaas, com a calda eu esqueci, sorry!

Então, eu faço da seguinte forma: cubro o fundo da forma com açúcar [imagino eu que cinco ou seis colheres de sopa] e ponho a forma direto no fogão, em fogo baixo. Vou mexendo, até liquefazer. Depois que estiver homogêneo e com cor de caramelo, vou girando a forma até espalhar no fundo e laterais. 
Tome cuidado com duas coisas: a) pra não ficar muito escura, porque se queimar, fica amargo; b) a forma fica muito, muito quente!

Por fim, enquanto preparo o pudim, deixo o caramelo esfriando.


Pudim de café
  • 1 caixinha de leite condensado
  • Café passado bem, bem, beeeeem forte [a mesma medida da caixinha]
  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de chocolate em pó ou duas de achocolatado
Jogo tudo no liquidificador e bato na velocidade máxima por 3 ou 4 minutos.

Uma dica bacana é quebrar os ovos em um recipiente a parte e ir colocando, um a um no liquidificador. Já que se um ovo estiver estragado, estraga a receita toda! ;)

Depois de batido, coloco o liquido na forma de pudim, fecho bem e ponho a forma dentro de uma panela que esteja com água dentro [o nome disso é banho-maria]. A água de dentro da panela não precisa estar quente e também não precisa cobrir toda a forma do pudim.

O pudim deve ficar no fogo por cerca de 1h e meia e é importante que, dado o tempo, não se saia abrindo a forma do pudim. Tem que esperar ficar morno, porque do contrário, ele mucha e fica com um aspecto horrendo!

Outra dica bacana é ir cuidando a água, ao longo da fervura, já que ela evapora. Sempre que tiver pouca água na panela, coloque mais [e de preferencia, quente!].

Depois de pronto, coloque em uma bandeja/prato/whatever, mas cuidado... A calda tende a se espalhar, por isso escolha recipientes com bordas, como o da foto:

Fui tirar da forma e deu uma "cambaleada"... Finjam que não perceberam! :P
Depois ponho na geladeira e deixo umas seis ou sete horas... E pronto!

Nham!




2 comentários:

  1. adorei - vou fazer no próximo findi ;]

    ResponderExcluir
  2. Depois nos deixa saber o que achasses, Ju!

    Aqui volta-e-meia tem um pudim... Marido ama [fora esse, são raros os doces que ele gosta]... Então se gostares, tenho outras "variações" de pudim...! ;)

    ResponderExcluir