quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Saladinha com trigo e frango 'empanado fake'

As duas receitas são adaptações. a salada de trigo é adaptada do Tabule e o empanado fake de frango é uma receita que já vi em váááários lugares e achei meu jeitinho de fazer. E fica assim, ó:



Salada com trigo


  • Trigo para kibe [metade do pacote]
  • 1 cenoura grande ralada
  • 5 ou 6 azeitonas verdes picadinhas
  • 1 tomate grande 
  • 1 cebola média
  • 1 pimentão pequeno
  • 1 limão
  • 1/2 maço de alface [só a parte do talo e "arredores", cortados em tiras pequenas]
  • Queijo minas frescal [não lembro a quantia, mas daí vai de olho]
  • Tempero verde e cebolinha a gosto
  • Sal


Deixar o trigo de molho por, pelo menos, 20 minutinhos. Eu ponho de molho e enquanto isso pico e ralo o resto dos legumes. Depois espremo o trigo nas mãos até ficar "seco", misturo todos os ingredientes, acerto o sal, espremo o limão por cima de tudo e pronto! Se der pra esperar, melhor... Depois de algumas horas acentua o sabor! ;)

Frango 'empanado fake"
[Ou como o marido chama: "Franguinho do paraíso"! hahahaha]

  • 1kg de filé de peito
  • Farinha de rosca
  • Oregano
  • Farofa de mandioca temperada [daquelas de churrasco]
  • Margarina
  • Azeite


Primeiro eu deixo o frango no tempero de um dia pro outro ou preparo de manhã pra fazer a noite. O tempero vai do gosto de cada um, eu deixo o meu marinar em uma mistura de shoyo, azeite, alho amassado, sal e um pouquinho de uma mistura que eu guardo em um potinho que é alho escamado, oregano, manjericão, manjerona, cebolinha, salsa e colorífico.
Depois tudo o que eu faço é misturar em um pote uma parte de farinha de rosca pra uma parte de farofa de mandioca pronta, uma pitada de sal e um tantinho de oregano. Passo pedaço por pedaço nessa mistura e coloco todos em uma assadeira untada generosamente com margarina. Ajeito um do lado do outro [não deixo sobrar espaço entre eles] e notei que ficam mais suculentos assim. Por cima jogo um fio de azeite e ponho em forno baixo, pré-aquecido, por cerca de uma hora. Quando começam a exalar aquele cheirinho de prontos eu aumento bastante o forno e deixo por 10 a 15 minutos [só não pode deixar queimar!] e isso os deixa bem crocantes.

Bom, por aqui ambas as receitas são um sucesso... E super simples, né?

;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário