domingo, 25 de agosto de 2013

Geléia de Bergamota

Quando vou a POA fico na casa de uma tia [Tia Léo!]. Ela quem me apresentou a tal geléia de bergamota... Antes disso só tinha provado na casa de outra tia [tia do maridão, na verdade!] e pensei: "PRECISO aprender isso!" hahaha... Buenas:

Bergamota, mexerica, tangerina... Tudo a mesma coisa, só depende do local onde se vive. Aqui no sul, para os íntimos, é "berga"! hehe

Imagem retirada do google!


 Para a geléia

  • 12 a 15 bergamotas [aquelas com a casca fininha, bem cheirosas e macias!]
  • 1kg de açúcar refinado [talvez um pouquiiinho mais, eu usei um pouco de açucar mascavo!]
  • Bicarbonato de Sódio [uma pitada]
  • Água


Descasque todas as bergamotas e separe as cascas "mais bonitas". Pegue cerca de 7 ou 8 cascas e pique em tiras bem fininhas.
Ponha essas tirinhas para ferverem com um pouco d'agua e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Quando levantar fervura, vai começar a espumar. Deixe ferver um pouco, apague o fogo e lave bem, em água corrente. Pra isso eu usei uma peneira. ;)
Vai soltar uma água verde/alaranjada, lave até que essa água saia limpa. Reserve.

Tirinhas

Pique bem as bergamotas com o auxilio de uma faca e um prato [pra não perder o suco]. Corte bem os gomos e vá separando as sementes, não as jogue fora. Pique todas as bergamotas, uma a uma [eu sei, haja paciência!].

Junte as sementes com 400ml [dois copos] de água e leve ao fogo. Deixe ferver por uns cinco minutos, depois coe. Reserve a água e jogue as sementes fora. 
Dizem que essa água ajuda a dar consistencia a geléia, pelo-sim-pelo-não, não custa nada.

Coloque em uma panela grande a água, as bergamotas, as tirinhas de cascas e o açúcar. Eu adicionei ainda cerca de meia xícara de açúcar mascavo [só pra dar aquela corzinha queimada do açúcar]. E leve ao fogo!
Vou te contar um troço que ninguém conta: são hoooooooooras de fogo!
Li em um blog que cerca de 30min eram suficientes. Mas nem aqui e nem na china! Foram quase [ou mais de] três horas!
No meio do processo todo, me indignei com aquela coisa pedaçuda, desliguei o fogo e deixei dar uma esfriada e passei tudo no liquidificador. Voltei o liquido pra panela e voltei ao fogo [bem mais feliz! hahaha].

Coisa pedaçuda fumegante! haha

Aí me dei conta que ia ficar esquisito e piquei mais duas ou três cascas e levei pra ferver em bicarbonato de sódio e água. Mas daí fervi e repeti o processo, porque não queria que ficasse ácido, só que tivesse "pedacinhos" de casca.
No fim das contas nem precisava... Mesmo depois do liquidificador, ainda ficaram "gominhos", creio que por causa do bagaço...

Enfim, foram horas e horas de fogão e quando eu achei que não ia mais dar ponto, lá tava ela, linda e cheirosa!

Pra saber se estava no ponto, eu pus um pouco em um pires e deixei esfriar [com o frio que faz aqui no sul, cerca de 5 minutos! hahaha] e então testei a consistência. Lembre que depois que for a geladeira, vai ficar ainda mais consistente!

Consistência da geléia depois de algumas horas na geladeira!

[Não sei por qual razão o blogger decidiu que essas fotos ficam melhores viradas! ¬¬]

Da próxima vez que fizer, tentarei usar menos açúcar. Não que tenha ficado demais... Mas eu gosto dela mais azedinha!

Era isso. 
Dá trabalho mas vale a pena e ainda fica bem bonito quando se põe em um vidro bacana.
Super me deu idéia de sair presenteando as pessoas com geléia... Mas eu sou gordinha e adoro ganhar gordices de presente, então não sei se é uma boa! hahahahah

Mas ó que "lindeza" que fica!


Aceito feedbacks, pitacos e opiniões! ;)

Um comentário:

  1. Aiiiiiiiii que lindooo! Vou ter que fazer um dia, sou péssima pra doce, mas AMO AMO AMO geléia! NHAAM

    ResponderExcluir