quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Para os pequenos: gelatina colorida em cubinhos e Papinha de maracujá

O post de hoje é dedicado aos pequenos [e aos nem tão pequenos assim...]!

Gelatina colorida em cubinhos


Vou confessar que não gostava muito de gelatina... Uma meleca semi-molenga e semi-saborosa não me agradava muito. Sem contar que já tinha tentado, zilhões de vezes, fazer os cubinhos da gelatina e ela sempre se desmanchava toda.
Daí alguém me deu a dica: Dissolver só a metade da recomendação da caixinha e dissolver ela toda em água fervente, sem acrescentar água fria.

Então eu fiz assim: peguei 5 pacotinhos de gelatina de morango e dissolvi em 1lt e 200ml de água fervente. Mexi bem, até ter certeza de que estava bem dissolvida e reservei, esperando amornar.
Enquanto isso separei o recipiente para o qual iria passar a gelatina, quando ela estivesse morna, para ir a geladeira. Nesse caso um tupperware com a altura que eu queria que ficassem os cubinhos. Peguei um papel toalha, lambrequei com óleo de cozinha e untei o tupperware. Não deixa gosto e nem cheiro e na hora de cortar os quadradinhos, facilita [e muito] o trabalho.
Deixei de um dia pro outro na geladeira e depois simplesmente fui passando a faca, primeiro na horizontal e depois na vertical, formando os quadradinhos. Depois peguei uma colher e com muito cuidado, fui levantando a gelatina aos poucos.

Pronto, é só isso!
Daí é só escolher qual o sabor e quantidade desejada! =)


Papinha de Maracujá

Ganhei uns maracujás do meu pai e decidi tentar alguma coisa nova e que agradasse o pequeno, mas só tinha maracujá e bergamota [tangerina] na geladeira... Daí pensei: "Só tem tu, vai tu mesmo", como diria minha avó.

  • 1 maracujá
  • 1 bergamota
  • açúcar mascavo
  • água
  • mucilon em pó [opcional]

Descasquei a bergamota e cortei ao meio, não dividindo os gomos, mas passando a faca bem no meio dela, de forma a tirar as sementes. Alguns gomos eu separei, piquei bem pequenos e deixei separadinhos.
Pus o maracujá [a polpa, com sementes e tudo], o restante da bergamota, dois ou três dedinhos de água e o açúcar no liquidificador e bati, bati, bati...
Misturei "a coisa" aguada com as bergamotas picadas, pus uma colherinha [ou duas] de mucilon e mexi bem. Provei pra ver se não estava ácido demais e dei pro pequeno!

Ficou assim:

Outro dia fiz a mesma receita, mas com dois maracujás, meia maçã [sem casca e sem sementes], uma banana e bem pouco mucilon. Também fica uma delícia, mas bem menos ácida e creio que por isso, agradou mais o pequeno.

Depois me dei conta que poderia substituir o mucilon por farinha de linhaça dourada e aveia em flocos. Claro que não ia ficar a mesma coisa e possivelmente teria que aumentar a quantidade de açúcar, mas ainda assim, ficaria bem mais saudável!

Vale lembrar que meu bebê já tem um ano e meio. Eu não daria essa papinha para um bebê com menos de oito meses. Nesse caso a deixaria mais liquefeita e apenas na segunda versão, que é bem menos ácida.

2 comentários:

  1. Se eu voltar pro hospital, tu faz gelatina pra mim??? Diliça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa voltar pro hospital, ué... É só comprarmos a gelatina!
      Viu? Mais fácil do que tu imaginava! :P
      hahah

      Excluir