segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Panquecas coloridas

Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto... Daí fuça daqui, fuça de lá, resolvi testar as tais panquecas coloridas.
Não tem mistério... E pra quem sabe fazer panquecas, mais simples ainda!
Aqui panqueca é sempre sucesso e volta-e-meia tem [o marido ama e é a comida preferida da Sra. minha mamys]!
Pra variar, eu costumo fazer as coisas "de olho", então é difícil passar as medidas exatas, maaaaas, é marromenos isso:

Panquecas:
  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de óleo
  • Sal a gosto
Ponho tudo junto no liquidificador e bato uns minutinhos, até ficar bem homogêneo... E pronto!

Se quiser a massa mais "grossinha" é só por um pouco mais de farinha e se por farinha demais, é só por mais água... É uma receita realmente muito, muito simples!
Dá pra por tempeirinhos junto, substituir a farinha de trigo por farinha de aveia. A massa é bem versátil!

Por fim pego uma frigideira antiaderente, passo um guardanapo com óleo e deixo aquecer, quando estiver bem quente, coloco uma concha da massa e "deslizo" ela por toda a frigideira, em movimentos circulares e ponho de volta no fogo. Eventualmente dou uma "agitada" na frigideira e se a massa desgrudar, viro ela. 

Eu viro "like a boss", jogando a panqueca pra cima e virando no ar... Mas pra quem não é tão confiante, dá pra usar uma espátula [mas perde a graça, claro!]. hahahaha

Pra fazer as panquecas coloridas é beeem simples também:
Eu fiz de beterraba e cenoura.
Pra de beterraba usei 1/2 beterraba ralada e pra de cenoura, usei uma cenoura pequena [ou meia cenoura grande].
Pra massa ficar ok, primeiro bati "um suco". Ou seja, antes de por o ovo, a farinha e o óleo, eu bati a água com a beterraba/cenoura. A cenoura deixa a massa um pouquinho mais grossa, então talvez tenha que adicionar um dedinho mais de água. Em ambas também pus uma colherinha de salsinha.



É isso o que eu chamo de "deslizar" a massa! haha
Enfim, depois de prontas, é só usar o recheio que quiser, enrolar, por um molho por cima [ou não], por uns minutinhos no forno pra ficarem quentinhas... E pronto!

Essas eu recheei com queijo e carne moída! E estavam bem boas!
Mas dá pra variar o recheio tranquilamente. Minha irmã não come carne, então tenho pensado muito em um recheio com queijos, cenoura ralada, tomates-cereja e broto de alfafa... Imagino que fique ótimo!

As minhas ficaram assim:

Esqueci de tirar foto antes de irem pro prato, sorry... Tava com fome! hahaha
E dá pra usar outros vegetais e legumes... Dá pra usar espinafre também [pra ficar verdinha]...
Só usar a criatividade...
E olha, pra quem tem medo de arriscar: o gosto nem varia tanto! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário