quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Hamburguer de microondas

Já me pediram essa receita, mas ainda não tinha passado pra ninguém. Então lá vai!

Não sou muito adepta de medidas exatinhas, mas, tentaremos:

500g de carne moída de sua preferencia [eu uso guizado de segunda, acho mais molhadinho e fica mais suculento!]
5 dentes de alho picadinhos [beeem picadinhos]
1 cebola pequena [beeeem picadinha]
1 ovo 
3 colheres de farinha de aveia
3 colheres de farinha de linhaça dourada
5 colheres de farinha de rosca
2 colheres de sopa de molho de tomate pronto 
2 colheres de sopa de molho shoyo
Temperos e sal a gosto [uso uma colherinha de chá rasa de sal, 'marromenos']
De temperos eu uso curry [uma pitadinha!], cebola, salsa, manjericão e hortelã [o segredo do sucesso! haha]. Não dá pra dizer as medidas de cada, porque vai muito do gosto pessoal. Mas eu uso muito tempero.
Quando encontro o tempero fresco, uso fresco, do contrário, me viro com os que vem em saquinho mesmo. Observe: não é sazon! São os temperinhos secos e que são vendidos em saquinho.

Enfim: primeiro eu misturo [na mão!] a carne, os temperos todos, o sal, o molho de tomate e o shoyo e deixo descansando enquanto faço outras coisas.

Depois misturo os outros ingredientes e misturo tudo.
Nesse ponto, tem que se ter bastante cuidado, pois a carne pode variar em umidade e ficar uma meleca! Então use o bom senso e se tiver melequento e parecer que não vai dar forma, ponha um pouco mais de farinha de rosca! O ideal é que ela não fique grudando nas mãos e nem se separando facilmente.

Deixo isso separado e pego uma sacola plástica [eu compro de rolo!] e abro ela ao meio, conforme a foto abaixo. Pego um papel toalha e com ele, espalho um pouquinho de óleo por todo o plástico. 

Em uma metade do plástico, coloco uma bola dessa mistura e cubro com a outra metade. Aperto com a mão, até ficar da espessura desejada. Daí eu pego alguma coisa redondinha [como aquela cremeirinha azul na foto abaixo], com o tamanho que quero deixar os meus hambúrgueres e corto.
Faço isso até acabar toda a carne! 

ó:

Enquanto corto, vou dispondo os hamburgueres em um prato que possa ir ao microondas e que está previamente untado com o papel toalha + óleo.

Depois ponho esse prato no microondas, em potência 60 por cerca de 4 minutos. Terminado o tempo, viro um a um dos hamburgueres e ponho em potência 80 mais 2min e 30 sec.
Claro que o tempo pode variar de microondas pra microondas e de gosto pra gosto, né?

E enfim, fica assim:

A esquerda: cru. A direita: prontinhos! ^^
Essa receita também dá pra dar uma incrementada, óbvio. Dá pra rechear os hambugueres com queijo, por exemplo. Ou variar os temperos [dá pra ver uns pontinhos vermelhos no meio da carne? É tomate seco!]. Dá pra por azeitona, temperinho verde, pimentão... etc etc etc

Se não quiser usar a linhaça e a farinha de aveia, no lugar da aveia use farinha comum e no lugar da linhaça, farinha de rosca! ;)

Ahhhhhhhhhh sim! E se fizer bolinhas ao invés de bifinhos e cozinhar com um molho de tomate, viram almôndegas!

Bacana, né? 
=D


Nenhum comentário:

Postar um comentário