segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Compotinha de maçãs ou Papinha de maçã

A receita original eu tirei do AG. Testei, amei, modifiquei e agora tô postando a minha própria versão. 
A diferença é que lá elas postam como papinha, mas eu fiz e agradou bebês e babões adultos! hehehe

Então fica a dica de uma sobremesa gostosa, nutritiva e bem mais saudável do que muitas por aí! ;)

  • Maçãs vermelhas descascadas, cortadas em cubinhos e sem sementes.
  • Peras descascadas, cortadas em cubinhos e sem sementes.
  • Açúcar mascavo
  • Água fervente
  • Canela em pó a gosto


Da última vez eu usei uma duas maçãs, uma pera e uma colher de sopa bem cheia de açúcar mascavo. A quantidade da água eu não lembro, mas creio que era em torno de 300ml. [Como fiz pra um adulto sem restrição alimentar, coloquei meia colherinha de sopa beeem rasa de açúcar refinado comum]. A canela eu uso a gosto [e pro meu gosto, vai muita! rsrs].

Eu ponho a água pra aquecer no microondas enquanto descasco as maçãs e as peras. Vou distribuindo as frutas na panela, coloco o açúcar e a canela por cima e despejo a água fervente sobre elas. Ponho em fogo médio/baixo com a panela semi-tampada e deixo cozinhando até atingir a consistência que eu quero [lembrando de mexer pra que não grude no fundo!]

Quando faço para o meu bebê, cozinho as frutas até que, apertando com uma colher, elas fiquem se desmanchando. Quando faço para os grandões, cozinho até ficarem bem macias.

Se a água secar e ainda não estiverem no ponto, adicione mais água [morna!].

O bacana dessa receitinha é que dá pra incrementar também. Sempre faço e adiciono um punhado de uvas passas, mas já fiz com frutinhas cristalizadas, já misturei com banana amassada... Pretendo testar com hortelã e com outras frutinhas também, bem como com suco de laranja, com chantilly deve ficar divino... [e juro que depois volto pra contar!].

Enfim, uma coisa bacana e que fica com gosto de doce-de-vó, é saudável [em comparação com outras sobremesas - tirando a parte do chantilly, claro], bem simples e pouco calórica.

E fica assim, ó:



Um comentário:

  1. Ah, que legal que foi testada e super aprovada! Sucesso em 10 a cada 10 gordinhos - e grandinhos, tb ;] Abração!

    ResponderExcluir